https://portalee.com.br/index.php/repc/issue/feedRevista de Estudos Pedagógicos do Cariri2025-07-01T17:35:37+00:00Open Journal Systems<p>Revista destinada a estudos e análises no campo da pedagogia. Acolhe artigos, resenhas e ensaios que tratem da temática.</p> <p>ISSN : 2526-3684</p>https://portalee.com.br/index.php/repc/article/view/138Ranqueamento escolar e as políticas de aprovação em massa na escola pública2025-06-03T01:16:08+00:00Rodrigo Nóbrega Martins[email protected]Denice Saraiva de Alencar[email protected]<p><span style="font-weight: 400;">O presente artigo desenvolve uma análise crítica sobre a principal causa da formação de analfabetos diplomados ou funcionais na escola pública e suas consequências. Trata-se de uma pesquisa de revisão de literatura narrativa integrativa, que reúne e discute diferentes perspectivas teóricas sobre este processo, buscando compreender os fatores que contribuem para seu fortalecimento e as causas imediatas.</span></p>2023-09-12T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 2023https://portalee.com.br/index.php/repc/article/view/145A importância do autodidatismo na educação contemporânea2025-07-01T16:58:01+00:00Rodrigo Nóbrega Martins[email protected]Anne Yasmin de Lima Chaves[email protected]<p><span style="font-weight: 400;">O presente artigo investiga a importância do autodidatismo no processo educacional, estabelecendo uma distinção fundamental entre assistir aula e estudar. A pesquisa enfatiza que o estudo é uma decisão pessoal e intransferível. Mediante uma revisão bibliográfica, o trabalho analisa as contribuições de diversos autores sobre aprendizagem autônoma. Os resultados indicam que o autodidatismo constitui competência essencial para o aprendizado efetivo.</span></p>2023-09-12T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 2023https://portalee.com.br/index.php/repc/article/view/139Analfabetismo funcional2025-06-03T11:35:32+00:00Rodrigo Nóbrega Martins[email protected]<p>(...)</p>2025-06-03T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Rodrigo Nóbrega Martinshttps://portalee.com.br/index.php/repc/article/view/146Emílio de Rousseau2025-07-01T17:35:37+00:00Jorge Eládio Gomes Marins[email protected]<p>Este ensaio analisa a obra "Emílio ou Da Educação" de Jean-Jacques Rousseau e sua relevância para os desafios educacionais contemporâneos. A pesquisa examina os principais conceitos rousseaunianos, como a educação natural, o desenvolvimento progressivo da criança e a crítica à educação tradicional, estabelecendo conexões com as práticas pedagógicas atuais. A análise evidencia que, apesar dos mais de dois séculos transcorridos, os ideais de Emílio mantêm sua atualidade ao questionar métodos autoritários de ensino e propor uma educação humanizadora.</p> <p> </p>2023-09-12T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 2023https://portalee.com.br/index.php/repc/article/view/144Comprovante de publicação2025-06-30T23:14:48+00:00Rodrigo Nóbrega Martins[email protected]2025-06-30T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Rodrigo Nóbrega Martins