Revista de Estudos Pedagógicos do Cariri https://portalee.com.br/index.php/repc <p>Revista destinada a estudos e análises no campo da pedagogia. Acolhe artigos, resenhas e ensaios que tratem da temática.</p> <p>ISSN : 2526-3684</p> pt-BR Mon, 09 Dec 2024 00:00:00 +0000 OJS 3.3.0.13 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 A importância dos rudimentos da ciência jurídica na educação básica https://portalee.com.br/index.php/repc/article/view/148 <p><span style="font-weight: 400;">Trata-se, o presente estudo, de uma revisão de literatura integrativa que defende a implementação dos rudimentos da ciência jurídica na educação básica brasileira como elemento fundamental para a formação cidadã. Propõe-se a adaptação de obras clássicas de autores como Norberto Bobbio e Paulo Bonavides para uma linguagem acessível aos estudantes do ensino fundamental e médio. O estudo analisa as vantagens pedagógicas e sociais desta implementação, demonstrando como o conhecimento jurídico básico pode empoderar os jovens cidadãos e fortalecer a democracia.</span></p> João Paulo de Souza Bezerra, Rodrigo Nóbrega Martins Copyright (c) 2024 2024 https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://portalee.com.br/index.php/repc/article/view/148 Mon, 09 Dec 2024 00:00:00 +0000 Biografias inspiradoras na educação física https://portalee.com.br/index.php/repc/article/view/149 <p><span style="font-weight: 400;">O presente artigo postula a importância da incorporação de biografias inspiradoras de atletas nas aulas de Educação Física. Por meio de revisão de literatura e análise teórica, demonstra-se como o conhecimento de trajetórias esportivas exemplares pode contribuir significativamente para a formação de valores. O estudo fundamenta-se em teorias pedagógicas contemporâneas e evidências empíricas que comprovam o impacto positivo do uso de modelos inspiradores na educação. Propõe-se uma abordagem metodológica integrada que combine atividades práticas com narrativas biográficas, visando o desenvolvimento integral dos estudantes.</span></p> Ailton Gomes de Alencar Júnior, Rodrigo Nóbrega Martins Copyright (c) 2024 2024 https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://portalee.com.br/index.php/repc/article/view/149 Mon, 09 Dec 2024 00:00:00 +0000 A crise da estrutura familiar e seus impactos na saúde mental dos professores da educação básica https://portalee.com.br/index.php/repc/article/view/150 <p><span style="font-weight: 400;">O presente artigo analisa a correlação entre a fragilização da estrutura familiar na formação ética das crianças e o crescente esgotamento emocional dos professores da educação básica. Por meio de revisão bibliográfica e análise de dados estatísticos recentes, demonstra-se como a ausência de limites e valores no ambiente familiar tem transferido para a escola responsabilidades que excedem sua função primária, resultando em sobrecarga profissional e deterioração da saúde mental docente. Propõe-se uma reflexão crítica sobre a necessidade de reequilibrar as responsabilidades entre família e escola para preservar a sustentabilidade da profissão docente.</span></p> Rodrigo Nóbrega Martins Copyright (c) 2024 2024 https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://portalee.com.br/index.php/repc/article/view/150 Mon, 09 Dec 2024 00:00:00 +0000 Gestão Escolar e Protagonismo do Aluno https://portalee.com.br/index.php/repc/article/view/140 <p>Este artigo aborda a interseção entre gestão escolar e o protagonismo do aluno, enfatizando a importância de práticas gerenciais que promovam a participação ativa dos estudantes no processo educativo. A gestão escolar é apresentada como um conjunto de ações que visa organizar e otimizar o ambiente educativo, ao passo que o protagonismo do aluno é compreendido como a capacidade de assumir um papel ativo em sua aprendizagem e nas decisões que impactam seu cotidiano escolar. A pesquisa revisita conceitos de gestão democrática e participação estudantil, discutindo como a inclusão da voz dos alunos nas práticas de gestão pode fortalecer a formação de cidadãos críticos e autônomos. Ao explorar experiências práticas e referencial teórico, o estudo pretende oferecer subsídios para que educadores e gestores implementem estratégias que valorizem a autonomia dos alunos, contribuindo para uma educação mais inclusiva e de qualidade.</p> Denice Saraiva de Alencar Copyright (c) 2024 2024 https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://portalee.com.br/index.php/repc/article/view/140 Mon, 09 Dec 2024 00:00:00 +0000 Adoecimento docente https://portalee.com.br/index.php/repc/article/view/151 <p><span style="font-weight: 400;">Prezados leitores, a sexta edição da Revista de Estudos Pedagógicos do Cariri emerge em um momento crítico da educação brasileira, quando testemunhamos uma crise silenciosa que assola nossas escolas: o crescente adoecimento dos profissionais da educação. Este fenômeno, que já não pode mais ser ignorado, revela-se como sintoma de transformações sociais profundas que redefiniram as dinâmicas educacionais contemporâneas. </span><span style="font-weight: 400;">Os dados alarmantes sobre licenças médicas, afastamentos por transtornos psicológicos e o crescente número de professores em tratamento por síndrome de burnout evidenciam uma realidade inquietante. O ambiente escolar, outrora reconhecido como espaço de construção de conhecimento e valores, tem se tornado cenário de tensões extremas que comprometem não apenas a saúde física e mental dos educadores, mas a própria qualidade do processo educativo.</span></p> Rodrigo Nóbrega Martins Copyright (c) 2024 2024 https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://portalee.com.br/index.php/repc/article/view/151 Mon, 09 Dec 2024 00:00:00 +0000