O ensino da língua portuguesa
Considerações sobre a ênfase dada à gramática
Keywords:
Língua portuguesa, Ensino, GramáticaAbstract
O presente artigo é parte de uma pesquisa intitulada “Língua Portuguesa: uma análise sobre o ensino nas séries iniciais” objetivando analisar como o ensino da língua portuguesa é ministrado. A linha metodológica utilizada é o Materialismo Histórico Dialético o qual possibilita a visão da totalidade e das contradições presentes no processo de ensino. Foi desenvolvido, tendo por base teórica os seguintes autores: Silva (2000), Lima (2006), Bagno (1999), Antunes (2007), Neves (2002), Cury (1985) e Perini (2006). A ênfase dada ao ensino exclusivamente da gramática em sala de aula ignora o objeto principal de ensino da Língua Portuguesa, a linguagem em suas várias modalidades, atendo-se apenas ao estudo das estruturas da língua privando o aluno de um aprendizado significativo e participativo da Linguagem.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Verba Volant
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.