O ensino da língua portuguesa

Considerações sobre a ênfase dada à gramática

Authors

  • Cícero Silva de Lucena INTA – Instituto Superior de Teologia Aplicada
  • Ana Gomide Santos Silva INTA – Instituto Superior de Teologia Aplicada

Keywords:

Língua portuguesa, Ensino, Gramática

Abstract

O presente artigo é parte de uma pesquisa intitulada “Língua Portuguesa: uma análise sobre o ensino nas séries iniciais” objetivando analisar como o ensino da língua portuguesa é ministrado. A linha metodológica utilizada é o Materialismo Histórico Dialético o qual possibilita a visão da totalidade e das contradições presentes no processo de ensino. Foi desenvolvido, tendo por base teórica os seguintes autores: Silva (2000), Lima (2006), Bagno (1999), Antunes (2007), Neves (2002), Cury (1985) e Perini (2006). A ênfase dada ao ensino exclusivamente da gramática em sala de aula ignora o objeto principal de ensino da Língua Portuguesa, a linguagem em suas várias modalidades, atendo-se apenas ao estudo das estruturas da língua privando o aluno de um aprendizado significativo e participativo da Linguagem. 

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2021-09-12

How to Cite

Lucena, C. S. de, & Silva, A. G. S. (2021). O ensino da língua portuguesa: Considerações sobre a ênfase dada à gramática. Verba Volant, 1(01), 03–16. Retrieved from https://portalee.com.br/index.php/vv/article/view/133