O pensamento pedagógico de Jean-Jacques Rousseau manifesto em “A Nova Heloísa”

Autores

  • Tânia Maria de Souza URCA - Universidade Regional do Cariri

Palavras-chave:

Jean-Jacques Rousseau, Educação, Sentimento, Ética, Moral

Resumo

Este ensaio explora a visão de Jean-Jacques Rousseau sobre a educação, destacando seu fundamento no sentimento e na ética pessoal como mecanismos essenciais para a autorregulação e o progresso social. Rousseau defende que a verdadeira educação deve cultivar a sensibilidade moral e a autonomia do indivíduo, permitindo que ele se guie por princípios éticos internos em vez de normas impostas externamente. A partir dessa perspectiva, o desenvolvimento do caráter e da consciência moral se torna a única forma genuína de transformação social, na medida em que indivíduos educados dessa maneira contribuem para uma sociedade mais justa e harmônica. O ensaio analisa como essa concepção se contrapõe a abordagens pedagógicas tradicionais e discute suas implicações para o pensamento educacional contemporâneo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

12-09-2021

Como Citar

Souza, T. M. de. (2021). O pensamento pedagógico de Jean-Jacques Rousseau manifesto em “A Nova Heloísa”. Acta Historia Educere, 1(02), 38–45. Recuperado de https://portalee.com.br/index.php/ahe/article/view/143