Edições anteriores

  • Acta Historia Educere
    v. 1 n. 03 (2022)

    Chama-nos à atenção os postulados de Elenice Silva Ferreira quando a mesma discute as relações étnico-raciais que se colocam no processo de formação de professores e tantas vezes assumem um caráter decisório, privilegiando uns em detrimento de outros. Mas a presente edição também aborda os primeiros trabalhos desenvolvidos pelos jesuítas em solo brasileiro. 

  • Acta Historia Educere
    v. 1 n. 02 (2021)

    A segunda edição da revista Acta Historia Educere mergulha na trajetória da educação brasileira, explorando seus marcos e dilemas ao longo dos séculos. O destaque da edição é a análise da primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), promulgada em 1961. No entanto, a publicação não se limita a esse momento histórico: ela também investiga os extremos da educação nacional, contrastando o autoritarismo jesuíta, que moldou as práticas pedagógicas no período colonial, com a permissividade educacional característica do século XXI. Esse contraste revela desafios e reflexões essenciais sobre os rumos da formação intelectual e ética no Brasil. A edição reúne artigos de especialistas que problematizam esses temas, contribuindo para um debate necessário sobre a construção de um sistema educacional mais equilibrado e eficaz. Uma leitura indispensável para estudiosos da área.

  • Acta Historia Educere
    v. 1 n. 01 (2020)

    A reforma universitária de 1968 foi, indubitavelmente, uma tentativa do governo ditatorial, de calar a voz estudantil em um dos momentos de maior atividade da UNE (União Nacional dos Estudantes) em um dos momentos mais críticos da história brasileira. Sobre tal, é importante considerar que o grosso da militância se deu nas escolas secundaristas e nas universidades e não nas letras de m´úsicas de artistas consagrados, como se tende a pensar. Aclarar os liames desta reforma é importante e a este expediente se dedica a presente edição. Boa leitura a todos.