A filosofia diante do tecnicismo da sociedade de informação

Autores

  • Renato Nunes URCA - Universidade Regional do Cariri

Palavras-chave:

Ensino de Filosofia, Ideologia, Informação, Reflexão

Resumo

Neste artigo se problematiza de que maneira a Filosofia (enquanto saber e disciplina escolar) se encontra em uma situação de contestação perante a ordem tecnocrática imperante em nossa sociedade da informação, caracterizada pela legitimação de um “utilitarismo” vulgar em que se considera que somente é pertinente para a vida humana a realização de estudos ou funções que pretensamente tragam resultados materiais imediatos. Tanto pior, esse modelo “informativo” rompe com o paradigma intelectual de “formação” individual, que é intrinsecamente singular e regulada por disposições existenciais alheias aos parâmetros “morais” da normatização do sistema de ensino. Favorecendo a reflexão e a análise paciente e rigorosa da realidade circundante, a Filosofia pode ser um recurso de transformação do mecanismo alienante vigente, presente mesmo no local onde a mediocridade deveria ser progressivamente eliminada, as instituições de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2019-12-03

Como Citar

Nunes, R. (2019). A filosofia diante do tecnicismo da sociedade de informação. Revista De Estudos Pedagógicos Do Cariri, 1(01), 04–16. Recuperado de https://portalee.com.br/index.php/repc/article/view/57