Edições anteriores
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Revista de Estudos Pedagógicos do Cariri
v. 1 n. 05 (2023)O analfabetismo funcional no Brasil é um desafio educacional e social. Mesmo que muitos brasileiros saibam ler e escrever, uma parcela significativa enfrenta dificuldades para interpretar textos, realizar cálculos básicos e aplicar esses conhecimentos. Esse problema afeta diretamente o mercado de trabalho, a participação cidadã e o desenvolvimento econômico do país. A falta de investimento em educação de qualidade, métodos de ensino ultrapassados e desigualdades sociais são fatores que contribuem para essa realidade. Além disso, a ausência de incentivo à leitura e ao pensamento crítico agrava o cenário. Combater o analfabetismo funcional exige políticas públicas eficazes, formação de professores capacitados e acesso à educação inclusiva para todas as idades.
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Revista de Estudos Pedagógicos do Cariri
v. 1 n. 04 (2022)A matemática é uma ciência de fundamental importância na vida humana. Mas além de ser importante, é interessante. É triste, no entanto, verificar que um sistema educacional recalcado reduz esta lindíssima ciência a um aglomerado de chatices e monotonias presentes em tantas salas de aula Brasil afora. Urge uma mudança de mentalidade, que deve abarcar todos que fazem o sistema educacional. Boa leitura a todos.
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Revista de Estudos Pedagógicos do Cariri
v. 1 n. 03 (2021)O planeta passa por um momento de delicadeza em seu equilíbrio. A ação humana tem sido extremamente danosa e as consequências fazem-se aos olhos de todos. O momento é de revolução. Mas uma revolução que passa, inexoravelmente, pelo individual, pela mudança de atitudes cotidianas de cada um de nós. Caso contrário, nós, que já sofremos com o desequilíbrio climático, deixaremos um legado cruel para as gerações futuras. É chegado o tempo de reflexão e de mudança de atitude. Boa leitura a todos.
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Revista de Estudos Pedagógicos do Cariri
v. 1 n. 02 (2020)É indiscutível a importância da biblioteca escolar na vida do estudante da educação básica, sobretudo na escola pública. O jovem leitor em formação não pode prescindir deste organismo tão fundamental à estrutura escolar porque não pode ficar restrito ao universo do precário livro didático. Conhecer diversos autores, variados tipos textuais, novas ideias, outras correntes de pensamento levam o estudante ao exercício dialético, tão necessário para o reconhecimento do diverso, tão importante para o respeito às diferenças. É o que está presente nesta edição.
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Revista de Estudos Pedagógicos do Cariri
v. 1 n. 01 (2019)Não são poucos os segmentos sociais que confundem conhecimento e educação. É esta confusão que, primordialmente, a presente edição procura dirimir tanto quanto possível. Outra questão muito importante diz respeito às dinâmicas em que se dão a aprendizagem e que são desafios constantes à prática docente, como muito propriamente postulam Moro e Araújo. Agradecemos aos leitores, aos apoiadores e aos simpatizantes. Boa leitura a todos.