Da senzala à sala de aula

A condição do negro na História da Educação brasileira entre 1871 E 1888

Authors

  • Mauro Arthur Oliveira Xenofonte Universidade Estadual do Ceará
  • Cícero Ricardo Grangeiro Gondim
  • Maria do Carmo Gomes Eustáquio

Keywords:

Educação, História da Educação, Educação de negros

Abstract

O presente artigo discorrerá sobre os movimentos educacionais que se deram entre 1871 e 1888, particularmente no que tange às iniciativas voltadas à questão da escolarização de negros. Apesar de poucos e tímidos movimentos, é consenso a importância de que se teçam estudos sobre tal tema. Deve-se antecipar que a época em comento trata-se de um período da historia no qual era não só comum, mas corrente e legal a posse de seres humanos na condição de escravos. Um dos poucos avanços que se pode verificar no período, diz respeito à lei do ventre livre, a qual será satisfatoriamente tratada a seguir.

Palavras-chave: educação, história da educação brasileira, educação de negros.

Published

2022-11-25

How to Cite

Xenofonte, M. A. O., Gondim, C. R. G., & Eustáquio, M. do C. G. (2022). Da senzala à sala de aula: A condição do negro na História da Educação brasileira entre 1871 E 1888. Acta Historia Educere, 1(03). Retrieved from https://portalee.com.br/index.php/ahe/article/view/13