Extremos pedagógicos na educação brasileira
Do autoritarismo da Ratio Studiorum à permissividade dos tempos atuais
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.15678596Abstract
Este ensaio examina o contraste entre o modelo educacional jesuítico, caracterizado por um forte autoritarismo, disciplina rígida e controle sobre o pensamento dos alunos, e a abordagem mais permissiva que passou a definir a educação básica nas três primeiras décadas do século XXI. A análise busca compreender como a rigidez pedagógica dos jesuítas influenciou gerações e consolidou estruturas de ensino marcadas pela memorização e pela obediência, em oposição às tendências contemporâneas de maior flexibilidade, autonomia do estudante e adaptação às necessidades individuais.
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Pubblicato
2021-09-12
Come citare
Nóbrega Martins, R., & Duarte, A. L. de S. (2021). Extremos pedagógicos na educação brasileira: Do autoritarismo da Ratio Studiorum à permissividade dos tempos atuais. Acta Historia Educere, 1(02), 22–37. https://doi.org/10.5281/zenodo.15678596
Fascicolo
Sezione
Ensaios