A História da Matemática nos livros didáticos do ensino médio no conteúdo de Trigonometria

Autores

  • Francisco Adeilton Silva Universidade Estadual da Paraíba

Palavras-chave:

História da Matemática, Livro didático, Trigonometria

Resumo

Este estudo discute a respeito da História da Matemática nos livros didáticos do Ensino Médio no conteúdo de Trigonometria. Destaca-se por analisar as passagens históricas no conteúdo de Trigonometria nos seis livros didáticos de matemática do segundo ano do Ensino Médio aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015, a partir das categorias de sentidos propostas por Alencar (2014). Caracteriza-se como uma pesquisa de natureza qualitativa com o intuito de aferir aspectos quanto a natureza do conteúdo veiculado e quanto ao objetivo das passagens históricas, descrevendo as características fundamentais de acordo com as categorias de sentidos apontadas por Alencar (2014). Visando atingir os objetivos e responder aos questionamentos dessa pesquisa, os dados foram construídos a partir da análise das passagens históricas no conteúdo de Trigonometria nos seis livros didáticos de matemática do segundo ano do Ensino Médio aprovados pelo PNLD 2015. Diante das análises, observa-se que a História da Matemática nos livros didáticos no conteúdo de Trigonometria é utilizada como acessório ao conteúdo matemático, a maioria das passagens históricas enaltece a contribuição ou descoberta de uma personalidade importante na História da Matemática. Concluímos que observamos um certo interesse em utilizar a História da Matemática nos seis livros didáticos analisados, seja pela exigência de tal utilização da mesma na avaliação dos livros pelo PNLD, seja pela vontade própria do autor. Entendemos que caso o professor deseje inserir a História da Matemática no conteúdo de Trigonometria em suas aulas, o ideal é que ele faça uma pesquisa bibliográfica em todas os seis livros didáticos. Pois, um só livro didático não satisfaz este intuito, uma vez que os seis livros didáticos, em conjunto, contribuem com um maior repertório de possibilidades de utilização da História da Matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALENCAR, A. C. História da matemática no livro didático de matemática: práticas discursivas. Dissertação – Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática. Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Campina Grande, 2014.

BARONI, R. L. S., ROSA L.S. TEIXEIRA, M. V. NOBRE, S. R. A Investigação Cientifica em História da Matemática e suas Relações com o Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. In: BICUDO, Maria A. V. BORBA, Marcelo C. (orgs). Educação Matemática pesquisa em movimento. São Paulo: Cortez, 2004, p. 164-185.

BIANCHI. M. I. Z. Uma reflexão sobre a presença da história da matemática nos livros didáticos. Dissertação de Mestrado. Rio Claro: UNESP, 2006.

BRASIL. Guia de livros didáticos: PNLD 2015: Matemática. – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2014.

DANTE, L. R. Matemática: contexto & aplicações. Vol. 2. 2. ed. São Paulo: Ática, 2013.

D`AMBROSIO, U. Prefácio. In: BORBA, M. de C.; ARAUJO, J. L. (orgs). Pesquisa qualitativa em educação. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006, 11-22.

DIAS, G. F. A história da matemática como metodologia de ensino: um estudo a partir do tratado sobre o triângulo aritmético de Blaise Pascal. 2014. 189 f. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal - RN. 2014.

IEZZI, G. (et al). Matemática: ciência e aplicações. vol. 2. São Paulo: Saraiva, 2013.

LEONARDO, F. M. de. Conexões com a matemática. Vol. 2. 2. ed. São Paulo: Moderna, 2013.

MELO, S.B. Algumas “ideias-força” no processo de inserção da história na educação matemática. Revista Symposium, Pernambuco, ano 7, n. 1, p. 28-33, jan./jun., 2003. Disponível em: <http://www.unicap.br/Arte/ler.php?art_cod=1510> Acesso em: 27 out. 2016.

MIGUEL, A.; MIORIM, M.A. História na Educação Matemática: propostas e desafios. Belo Horizonte: Autêntica, 2011. 208p. (Coleção Tendências em Educação Matemática).

PAIVA, M. Matemática: Paiva / Manoel Paiva. Vol. 2. 2. ed. São Paulo: Moderna, 2013.

SMOLE, K. S.; DINIZ, M. G. Matemática: Ensino Médio. Vol. 2. 8. Ed. São Paulo: Saraiva, 2013.

VIANNA, C. R. Matemática e História: algumas relações e implicações pedagógicas. Dissertação (Mestrado) Faculdade de Educação, USP, 1995.

Publicado

2022-09-12

Como Citar

Silva, F. A. (2022). A História da Matemática nos livros didáticos do ensino médio no conteúdo de Trigonometria. Revista De Estudos Pedagógicos Do Cariri, 1(04), 03–15. Recuperado de https://portalee.com.br/index.php/repc/article/view/129