Crianças com dificuldade de aprendizagem no contexto da educação infantil

Reflexões sobre o papel da escola e da família nesse percurso

Autores/as

  • Maria Sirlene Araújo URCA - Universidade Regional do Cariri

Palabras clave:

Criança, Família, Escola, Dificuldade de aprendizagem

Resumen

O presente artigo justifica-se pela necessidade de contribuir no processo de ensino-aprendizagem da criança na educação infantil, processo de dificuldade de aprendizagem e por entendermos que a parceria entre família e escola é de suma importância para o sucesso no desenvolvimento intelectual, moral e na formação do indivíduo na primeira infância. É importante ressaltar que, no processo de aprendizagem, a presença do outro é fundamental, quer seja este um membro da família quer seja o professor. Sendo assim, usamos como principal fundamento o teórico Vygotsky (1989) em que afirma que o desenvolvimento pode ser considerado como um processo através do qual as pessoas, a partir das estruturas disponíveis em cada momento, se apropriam da cultura do grupo social dentro do qual estão imersas. Isto é possível devido às interações sociais estabelecidas entre o indivíduo e os diferentes agentes que atuam como mediadores da cultura, como a família e os docentes.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ALMEIDA, Abadia Nair Alves de. Projeto de Pesquisa de Bazelesky: A família no contexto escolar: Sua participação no processo de aprendizagem no 1º ano do ensino fundamental - 2009.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 39 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

LUDCKE, Menga e ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: Abordagens Qualitativas. 6 ed. São Paulo: EPU, 1986.

NÓVOA, A . Formação de professores e trabalho pedagógico. Lisboa: Educa, 2002.

OLIVEIRA, Marta Kohl de. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento um processo sócio-histórico. 2 ed. São Paulo: Scipione, 1995.

PIAGET, Jean. Para onde vai a educação. 15 ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1972/2000.

REGO, Teresa Cristina. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. Petrópolis - Rio de Janeiro: Ed. Vozes, 1995.

Publicado

2023-10-12

Cómo citar

Araújo, M. S. (2023). Crianças com dificuldade de aprendizagem no contexto da educação infantil: Reflexões sobre o papel da escola e da família nesse percurso. Revista De Estudos Pedagógicos Do Cariri, 1(01), 39–48. Recuperado a partir de https://portalee.com.br/index.php/repc/article/view/63