Crianças com dificuldade de aprendizagem no contexto da educação infantil
Reflexões sobre o papel da escola e da família nesse percurso
Palabras clave:
Criança, Família, Escola, Dificuldade de aprendizagemResumen
O presente artigo justifica-se pela necessidade de contribuir no processo de ensino-aprendizagem da criança na educação infantil, processo de dificuldade de aprendizagem e por entendermos que a parceria entre família e escola é de suma importância para o sucesso no desenvolvimento intelectual, moral e na formação do indivíduo na primeira infância. É importante ressaltar que, no processo de aprendizagem, a presença do outro é fundamental, quer seja este um membro da família quer seja o professor. Sendo assim, usamos como principal fundamento o teórico Vygotsky (1989) em que afirma que o desenvolvimento pode ser considerado como um processo através do qual as pessoas, a partir das estruturas disponíveis em cada momento, se apropriam da cultura do grupo social dentro do qual estão imersas. Isto é possível devido às interações sociais estabelecidas entre o indivíduo e os diferentes agentes que atuam como mediadores da cultura, como a família e os docentes.
Descargas
Citas
ALMEIDA, Abadia Nair Alves de. Projeto de Pesquisa de Bazelesky: A família no contexto escolar: Sua participação no processo de aprendizagem no 1º ano do ensino fundamental - 2009.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 39 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
LUDCKE, Menga e ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: Abordagens Qualitativas. 6 ed. São Paulo: EPU, 1986.
NÓVOA, A . Formação de professores e trabalho pedagógico. Lisboa: Educa, 2002.
OLIVEIRA, Marta Kohl de. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento um processo sócio-histórico. 2 ed. São Paulo: Scipione, 1995.
PIAGET, Jean. Para onde vai a educação. 15 ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1972/2000.
REGO, Teresa Cristina. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. Petrópolis - Rio de Janeiro: Ed. Vozes, 1995.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 2019
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.