História da educação, relações étnico-raciais e formação continuada de professores
Desafios e possibilidades
Palabras clave:
Diversidade, Escola, Prática educativaResumen
O presente trabalho surgiu da experiência como membro do grupo de pesquisa “Educação e Relações Étnicas com Ênfase em Culturas Afro-brasileiras”, CNPq, e docente no curso de extensão: “Educação e culturas afro-brasileiras”, promovido pelo ODEERE/UESB, cujo objetivo é a promoção de discussões acerca da ancestralidade do povo negro e a sua trajetória histórica no Brasil, com vistas à formação continuada do educador. Propõe-se uma reflexão sobre da necessidade de se repensar a prática educativa respeitante ao ensino da história da África e da cultura afro-brasileira na educação básica. Buscamos discutir como na história da educação brasileira, a ausência de uma reflexão sobre as relações raciais no planejamento escolar tem impedido a promoção de relações interpessoais respeitáveis e igualitárias entre os agentes sociais que integram o cotidiano da escola.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 2022
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.