História da educação, relações étnico-raciais e formação continuada de professores

Desafios e possibilidades

Autori

  • Elenice Silva Ferreira UESB - Universidade Estadual do Sul da Bahia

Parole chiave:

Diversidade, Escola, Prática educativa

Abstract

O presente trabalho surgiu da experiência como membro do grupo de pesquisa “Educação e Relações Étnicas com Ênfase em Culturas Afro-brasileiras”, CNPq, e docente no curso de extensão: “Educação e culturas afro-brasileiras”, promovido pelo ODEERE/UESB, cujo objetivo é a promoção de discussões acerca da ancestralidade do povo negro e a sua trajetória histórica no Brasil, com vistas à formação continuada do educador. Propõe-se uma reflexão sobre da necessidade de se repensar a prática educativa respeitante ao ensino da história da África e da cultura afro-brasileira na educação básica. Buscamos discutir como na história da educação brasileira, a ausência de uma reflexão sobre as relações raciais no planejamento escolar tem impedido a promoção de relações interpessoais respeitáveis e igualitárias entre os agentes sociais que integram o cotidiano da escola.

##submission.downloads##

Pubblicato

2022-11-25

Come citare

Ferreira, E. S. (2022). História da educação, relações étnico-raciais e formação continuada de professores: Desafios e possibilidades. Acta Historia Educere, 1(03). Recuperato da https://portalee.com.br/index.php/ahe/article/view/20