





It is with great pleasure that we present the sixth issue of the Revista de Estudos Pedagógicos do Cariri (Review of Pedagogical Studies of Cariri), a publication that has established itself as a fundamental space for academic dialogue and critical reflection on the contemporary challenges of education in our region and beyond. This issue is particularly relevant because it dedicates special attention to an issue that has become increasingly pressing in the Brazilian educational landscape: the growing level of unhealthiness in the teaching profession. In a context where educators face multiple adversities that compromise not only their physical and mental health but also the quality of education offered to future generations, it is imperative that academia turn its investigative focus to this reality. Enjoy reading, everyone.
O analfabetismo funcional no Brasil é um desafio educacional e social. Mesmo que muitos brasileiros saibam ler e escrever, uma parcela significativa enfrenta dificuldades para interpretar textos, realizar cálculos básicos e aplicar esses conhecimentos. Esse problema afeta diretamente o mercado de trabalho, a participação cidadã e o desenvolvimento econômico do país. A falta de investimento em educação de qualidade, métodos de ensino ultrapassados e desigualdades sociais são fatores que contribuem para essa realidade. Além disso, a ausência de incentivo à leitura e ao pensamento crítico agrava o cenário. Combater o analfabetismo funcional exige políticas públicas eficazes, formação de professores capacitados e acesso à educação inclusiva para todas as idades.
A matemática é uma ciência de fundamental importância na vida humana. Mas além de ser importante, é interessante. É triste, no entanto, verificar que um sistema educacional recalcado reduz esta lindíssima ciência a um aglomerado de chatices e monotonias presentes em tantas salas de aula Brasil afora. Urge uma mudança de mentalidade, que deve abarcar todos que fazem o sistema educacional. Boa leitura a todos.
O planeta passa por um momento de delicadeza em seu equilíbrio. A ação humana tem sido extremamente danosa e as consequências fazem-se aos olhos de todos. O momento é de revolução. Mas uma revolução que passa, inexoravelmente, pelo individual, pela mudança de atitudes cotidianas de cada um de nós. Caso contrário, nós, que já sofremos com o desequilíbrio climático, deixaremos um legado cruel para as gerações futuras. É chegado o tempo de reflexão e de mudança de atitude. Boa leitura a todos.
É indiscutível a importância da biblioteca escolar na vida do estudante da educação básica, sobretudo na escola pública. O jovem leitor em formação não pode prescindir deste organismo tão fundamental à estrutura escolar porque não pode ficar restrito ao universo do precário livro didático. Conhecer diversos autores, variados tipos textuais, novas ideias, outras correntes de pensamento levam o estudante ao exercício dialético, tão necessário para o reconhecimento do diverso, tão importante para o respeito às diferenças. É o que está presente nesta edição.
Não são poucos os segmentos sociais que confundem conhecimento e educação. É esta confusão que, primordialmente, a presente edição procura dirimir tanto quanto possível. Outra questão muito importante diz respeito às dinâmicas em que se dão a aprendizagem e que são desafios constantes à prática docente, como muito propriamente postulam Moro e Araújo. Agradecemos aos leitores, aos apoiadores e aos simpatizantes. Boa leitura a todos.





