Gestão Escolar e Protagonismo do Aluno

Autores

  • Denice Saraiva de Alencar Dom Alberto

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.16902897

Resumo

Este artigo aborda a interseção entre gestão escolar e o protagonismo do aluno, enfatizando a importância de práticas gerenciais que promovam a participação ativa dos estudantes no processo educativo. A gestão escolar é apresentada como um conjunto de ações que visa organizar e otimizar o ambiente educativo, ao passo que o protagonismo do aluno é compreendido como a capacidade de assumir um papel ativo em sua aprendizagem e nas decisões que impactam seu cotidiano escolar. A pesquisa revisita conceitos de gestão democrática e participação estudantil, discutindo como a inclusão da voz dos alunos nas práticas de gestão pode fortalecer a formação de cidadãos críticos e autônomos. Ao explorar experiências práticas e referencial teórico, o estudo pretende oferecer subsídios para que educadores e gestores implementem estratégias que valorizem a autonomia dos alunos, contribuindo para uma educação mais inclusiva e de qualidade.

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Publicado

2024-12-09

Como Citar

Saraiva de Alencar, D. (2024). Gestão Escolar e Protagonismo do Aluno. Revista De Estudos Pedagógicos Do Cariri, 1(06), 38–46. https://doi.org/10.5281/zenodo.16902897