Emílio de Rousseau

Atualidade e relevância para a Educação contemporânea

Authors

  • Jorge Eládio Gomes Marins UERN - Universidade Estadual do Rio Grande do Norte

Keywords:

Educação, Emílio, Jean-Jacques Rousseau, Educação humanizadora

Abstract

Este ensaio analisa a obra "Emílio ou Da Educação" de Jean-Jacques Rousseau e sua relevância para os desafios educacionais contemporâneos. A pesquisa examina os principais conceitos rousseaunianos, como a educação natural, o desenvolvimento progressivo da criança e a crítica à educação tradicional, estabelecendo conexões com as práticas pedagógicas atuais. A análise evidencia que, apesar dos mais de dois séculos transcorridos, os ideais de Emílio mantêm sua atualidade ao questionar métodos autoritários de ensino e propor uma educação humanizadora.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2023-09-12

How to Cite

Marins, J. E. G. (2023). Emílio de Rousseau: Atualidade e relevância para a Educação contemporânea. Revista De Estudos Pedagógicos Do Cariri, 1(05), 32–39. Retrieved from https://portalee.com.br/index.php/repc/article/view/146