Emílio de Rousseau

Atualidade e relevância para a Educação contemporânea

Autores

  • Jorge Eládio Gomes Marins UERN - Universidade Estadual do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Educação, Emílio, Jean-Jacques Rousseau, Educação humanizadora

Resumo

Este ensaio analisa a obra "Emílio ou Da Educação" de Jean-Jacques Rousseau e sua relevância para os desafios educacionais contemporâneos. A pesquisa examina os principais conceitos rousseaunianos, como a educação natural, o desenvolvimento progressivo da criança e a crítica à educação tradicional, estabelecendo conexões com as práticas pedagógicas atuais. A análise evidencia que, apesar dos mais de dois séculos transcorridos, os ideais de Emílio mantêm sua atualidade ao questionar métodos autoritários de ensino e propor uma educação humanizadora.

 

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Publicado

2023-09-12

Como Citar

Marins, J. E. G. (2023). Emílio de Rousseau: Atualidade e relevância para a Educação contemporânea. Revista De Estudos Pedagógicos Do Cariri, 1(05), 32–39. Recuperado de https://portalee.com.br/index.php/repc/article/view/146