Acesso à informação

Aspectos políticos e didáticos nas bibliotecas escolares públicas em Juazeiro do Norte no âmbito da Lei 12.527/2011

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.10068108

Keywords:

Acesso à informação, Biblioteca escolar, Formação discente

Abstract

This article aims to discuss the importance of public policies for access to information in the area of education. To be in accordance with the legal parameters of access to information, providing broad and easy access as a fundamental condition for student training. The purpose of this article is to evaluate the performance of the school libraries in Juazeiro do Norte, Ceará, as a central role in the mediation of access to information within the school library and its relevance to the education of the individual.

Downloads

Download data is not yet available.

References

ANTUNES, Celso. Trabalhando habilidades: construindo ideias. São Paulo: Scipione, 2002.

BARROS, Aidil J. da Silveira; LEHFELD, Neide A. de Souza. Fundamentos de metodologia científica: um guia para a iniciação científica. São Paulo: Makron Books, 2000.

CALDIN, Clarice Fortkamp. A função social da leitura infantil. Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Florianópolis, v. 15, n. 1, set. 2003. Disponível em: http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518 924.2003v8n15p47/5235. Acesso em: 10/05/2019.

CAMPELLO, Bernardete. A competência informacional na educação para o século XXI. 2.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008, p.07-12.

CAPURRO, Rafael.; HJORLAND, Birger. O conceito de informação. Perspectivas em Ciência da Informação, v.12, n.1, p.148-207, jan./abr. 2007. Disponível em: < http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/54/47>. Acesso em: 13 jun. 2019.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2002.

HABERMAS, J. Pensamento pós-metafísico: Estudos Filosóficos. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro,2002.

IFLA/UNESCO. Diretrizes para a biblioteca escolar. Disponível em: <http://www.ifla.org/files/school-libraries-resource-centers/publications/school-libraryguidelines/school-library-guidelines-pt_br.pdf . Acesso em: 13 jun. 2019.

LIMA, Mariana. Apenas 45% das escolas públicas brasileiras têm bibliotecas. 2019. Disponível em: https://observatorio3setor.org.br/noticias/apenas-45-porcento-das-escolas-publicas-brasileiras-tem-bibliotecas/#:~:text=Dados%20do%20Anu%C3%A1rio%20Brasileiro%20da,de%20leitura%20em%20suas%20instala%C3%A7%C3%B5es. Acesso em: 21 jan. 2020.

JARDIM, J. Maria; SILVA, Sergio C. de Albite; NHARRELUGA, R. Simone. Análise de Políticas públicas: uma abordagem em direção às políticas públicas de informação. Perspectivas Em Ciência da Informação, v. 14, n. 1, p. 2-22, jan./abr. 2009. Disponível em:http://www.brapci.ufpr.br/documento.php?dd0=0000006591&dd1=a44d0. Acesso em: 13 nov. 2019.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de Metodologia científica. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2017.

MARTINS, Ana Amélia Lage; REIS, Alcenir Soares dos. A informação pública como direito e acesso ao poder: a Lei 12.527/2011 em debate. In: MOURA, Maria Aparecida, org. - A Construção social do acesso público à informação no Brasil: contexto, historicidade e repercussões. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2014.

MENEZES, K. L. M. Conversando com crianças: posicionamentos e sentidos em construção sobre família em contextos de conflito na justiça. Dissertação (Mestrado em Psicologia), Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, 2009.

MIRANDA, António. A missão da biblioteca pública no Brasil. Revista de Biblioteconomia de Brasília. 6:1 (jan.-jun. 1978) 69-75.

MUKHERJEE, A. K. Filosofia da Biblioteconomia. Trad. Maria das Graças Targino. Teresina: Associação dos Bibliotecários do Estado do Piauí, 1985.

PIMENTEL, Graça. Biblioteca escolar. Brasília: Universidade de Brasília, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/profunc/biblio_esc.pdf. Acesso em 10/06/2019.

SILVA, Aline Gonçalves da. A Biblioteca pública como fator de inclusão social e digital: um estudo da Biblioteca Parque de Manguinhos. Dissertação de Mestrado em Ciência da Informação, apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, 2012. Disponível em: http://tede-dep.ibict.br/bitstream/tde/100/1/silva2012.pdf. Acesso em 12 jun. 2019.

SILVA, Ana Cristina Oliveira e. A biblioteca escolar e o acesso ao conhecimento: classificar e indexar. 2002. Disponível em: http://eprints.rclis.org/bitstream/10760/9106/1/A_Biblioteca_Escolar_e_o_acesso_ao_conhecimento. Acesso em: 20/11/2019.

SILVA, Maurício da. Repensando a leitura na escola: um outro mosaico. EDUFF, 2002.

VIANNA, Márcia Milton. A organização da coleção. In: CAMPELLO, Bernardete (Org). A biblioteca escolar: temas para uma prática pedagógica. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. p.43-46.

Published

2020-12-12

How to Cite

Nóbrega Martins, R., & Oliveira, M. do C. L. (2020). Acesso à informação: Aspectos políticos e didáticos nas bibliotecas escolares públicas em Juazeiro do Norte no âmbito da Lei 12.527/2011. Revista De Estudos Pedagógicos Do Cariri, 1(02), 03–17. https://doi.org/10.5281/zenodo.10068108