Acesso à informação

Aspectos políticos e didáticos nas bibliotecas escolares públicas em Juazeiro do Norte no âmbito da Lei 12.527/2011

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.10068108

Parole chiave:

Acesso à informação, Biblioteca escolar, Formação discente

Abstract

O presente artigo pretende discorrer sobre a importância de políticas públicas de acesso à informação na área da educação. Enquadrar-se nos parâmetros legais de acesso à informação, propiciando amplo e fácil acesso como condição fundamental para a formação discente. A proposta do presente artigo procura traçar uma linha avaliativa, verificando o desempenho das bibliotecas escolares de Juazeiro do Norte, Ceará, como papel central na mediação do acesso à informação, no âmbito da biblioteca escolar e sua pertinência para a formação do indivíduo.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Riferimenti bibliografici

ANTUNES, Celso. Trabalhando habilidades: construindo ideias. São Paulo: Scipione, 2002.

BARROS, Aidil J. da Silveira; LEHFELD, Neide A. de Souza. Fundamentos de metodologia científica: um guia para a iniciação científica. São Paulo: Makron Books, 2000.

CALDIN, Clarice Fortkamp. A função social da leitura infantil. Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Florianópolis, v. 15, n. 1, set. 2003. Disponível em: http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518 924.2003v8n15p47/5235. Acesso em: 10/05/2019.

CAMPELLO, Bernardete. A competência informacional na educação para o século XXI. 2.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008, p.07-12.

CAPURRO, Rafael.; HJORLAND, Birger. O conceito de informação. Perspectivas em Ciência da Informação, v.12, n.1, p.148-207, jan./abr. 2007. Disponível em: < http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/54/47>. Acesso em: 13 jun. 2019.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2002.

HABERMAS, J. Pensamento pós-metafísico: Estudos Filosóficos. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro,2002.

IFLA/UNESCO. Diretrizes para a biblioteca escolar. Disponível em: <http://www.ifla.org/files/school-libraries-resource-centers/publications/school-libraryguidelines/school-library-guidelines-pt_br.pdf . Acesso em: 13 jun. 2019.

LIMA, Mariana. Apenas 45% das escolas públicas brasileiras têm bibliotecas. 2019. Disponível em: https://observatorio3setor.org.br/noticias/apenas-45-porcento-das-escolas-publicas-brasileiras-tem-bibliotecas/#:~:text=Dados%20do%20Anu%C3%A1rio%20Brasileiro%20da,de%20leitura%20em%20suas%20instala%C3%A7%C3%B5es. Acesso em: 21 jan. 2020.

JARDIM, J. Maria; SILVA, Sergio C. de Albite; NHARRELUGA, R. Simone. Análise de Políticas públicas: uma abordagem em direção às políticas públicas de informação. Perspectivas Em Ciência da Informação, v. 14, n. 1, p. 2-22, jan./abr. 2009. Disponível em:http://www.brapci.ufpr.br/documento.php?dd0=0000006591&dd1=a44d0. Acesso em: 13 nov. 2019.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de Metodologia científica. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2017.

MARTINS, Ana Amélia Lage; REIS, Alcenir Soares dos. A informação pública como direito e acesso ao poder: a Lei 12.527/2011 em debate. In: MOURA, Maria Aparecida, org. - A Construção social do acesso público à informação no Brasil: contexto, historicidade e repercussões. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2014.

MENEZES, K. L. M. Conversando com crianças: posicionamentos e sentidos em construção sobre família em contextos de conflito na justiça. Dissertação (Mestrado em Psicologia), Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, 2009.

MIRANDA, António. A missão da biblioteca pública no Brasil. Revista de Biblioteconomia de Brasília. 6:1 (jan.-jun. 1978) 69-75.

MUKHERJEE, A. K. Filosofia da Biblioteconomia. Trad. Maria das Graças Targino. Teresina: Associação dos Bibliotecários do Estado do Piauí, 1985.

PIMENTEL, Graça. Biblioteca escolar. Brasília: Universidade de Brasília, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/profunc/biblio_esc.pdf. Acesso em 10/06/2019.

SILVA, Aline Gonçalves da. A Biblioteca pública como fator de inclusão social e digital: um estudo da Biblioteca Parque de Manguinhos. Dissertação de Mestrado em Ciência da Informação, apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, 2012. Disponível em: http://tede-dep.ibict.br/bitstream/tde/100/1/silva2012.pdf. Acesso em 12 jun. 2019.

SILVA, Ana Cristina Oliveira e. A biblioteca escolar e o acesso ao conhecimento: classificar e indexar. 2002. Disponível em: http://eprints.rclis.org/bitstream/10760/9106/1/A_Biblioteca_Escolar_e_o_acesso_ao_conhecimento. Acesso em: 20/11/2019.

SILVA, Maurício da. Repensando a leitura na escola: um outro mosaico. EDUFF, 2002.

VIANNA, Márcia Milton. A organização da coleção. In: CAMPELLO, Bernardete (Org). A biblioteca escolar: temas para uma prática pedagógica. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. p.43-46.

Pubblicato

2020-12-12

Come citare

Nóbrega Martins, R., & Oliveira, M. do C. L. (2020). Acesso à informação: Aspectos políticos e didáticos nas bibliotecas escolares públicas em Juazeiro do Norte no âmbito da Lei 12.527/2011. Revista De Estudos Pedagógicos Do Cariri, 1(02), 03–17. https://doi.org/10.5281/zenodo.10068108