Acesso à informação

Aspectos políticos e didáticos nas bibliotecas escolares públicas em Juazeiro do Norte no âmbito da Lei 12.527/2011

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.10068108

Palabras clave:

Acesso à informação, Biblioteca escolar, Formação discente

Resumen

El presente artículo pretende discurrir sobre la importancia de políticas públicas de acceso a la información en el área de la educación. Enmarcarse en los parámetros legales de acceso a la información, propiciando amplio y fácil acceso como condición fundamental para la formación discente. La propuesta del presente artículo busca trazar una línea evaluativa, verificando el desempeño de las bibliotecas escolares de Juazeiro do Norte, Ceará, como papel central en la mediación del acceso a la información, en el ámbito de la biblioteca escolar y su pertinencia para la formación del individuo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ANTUNES, Celso. Trabalhando habilidades: construindo ideias. São Paulo: Scipione, 2002.

BARROS, Aidil J. da Silveira; LEHFELD, Neide A. de Souza. Fundamentos de metodologia científica: um guia para a iniciação científica. São Paulo: Makron Books, 2000.

CALDIN, Clarice Fortkamp. A função social da leitura infantil. Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Florianópolis, v. 15, n. 1, set. 2003. Disponível em: http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518 924.2003v8n15p47/5235. Acesso em: 10/05/2019.

CAMPELLO, Bernardete. A competência informacional na educação para o século XXI. 2.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008, p.07-12.

CAPURRO, Rafael.; HJORLAND, Birger. O conceito de informação. Perspectivas em Ciência da Informação, v.12, n.1, p.148-207, jan./abr. 2007. Disponível em: < http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/54/47>. Acesso em: 13 jun. 2019.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2002.

HABERMAS, J. Pensamento pós-metafísico: Estudos Filosóficos. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro,2002.

IFLA/UNESCO. Diretrizes para a biblioteca escolar. Disponível em: <http://www.ifla.org/files/school-libraries-resource-centers/publications/school-libraryguidelines/school-library-guidelines-pt_br.pdf . Acesso em: 13 jun. 2019.

LIMA, Mariana. Apenas 45% das escolas públicas brasileiras têm bibliotecas. 2019. Disponível em: https://observatorio3setor.org.br/noticias/apenas-45-porcento-das-escolas-publicas-brasileiras-tem-bibliotecas/#:~:text=Dados%20do%20Anu%C3%A1rio%20Brasileiro%20da,de%20leitura%20em%20suas%20instala%C3%A7%C3%B5es. Acesso em: 21 jan. 2020.

JARDIM, J. Maria; SILVA, Sergio C. de Albite; NHARRELUGA, R. Simone. Análise de Políticas públicas: uma abordagem em direção às políticas públicas de informação. Perspectivas Em Ciência da Informação, v. 14, n. 1, p. 2-22, jan./abr. 2009. Disponível em:http://www.brapci.ufpr.br/documento.php?dd0=0000006591&dd1=a44d0. Acesso em: 13 nov. 2019.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de Metodologia científica. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2017.

MARTINS, Ana Amélia Lage; REIS, Alcenir Soares dos. A informação pública como direito e acesso ao poder: a Lei 12.527/2011 em debate. In: MOURA, Maria Aparecida, org. - A Construção social do acesso público à informação no Brasil: contexto, historicidade e repercussões. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2014.

MENEZES, K. L. M. Conversando com crianças: posicionamentos e sentidos em construção sobre família em contextos de conflito na justiça. Dissertação (Mestrado em Psicologia), Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, 2009.

MIRANDA, António. A missão da biblioteca pública no Brasil. Revista de Biblioteconomia de Brasília. 6:1 (jan.-jun. 1978) 69-75.

MUKHERJEE, A. K. Filosofia da Biblioteconomia. Trad. Maria das Graças Targino. Teresina: Associação dos Bibliotecários do Estado do Piauí, 1985.

PIMENTEL, Graça. Biblioteca escolar. Brasília: Universidade de Brasília, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/profunc/biblio_esc.pdf. Acesso em 10/06/2019.

SILVA, Aline Gonçalves da. A Biblioteca pública como fator de inclusão social e digital: um estudo da Biblioteca Parque de Manguinhos. Dissertação de Mestrado em Ciência da Informação, apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, 2012. Disponível em: http://tede-dep.ibict.br/bitstream/tde/100/1/silva2012.pdf. Acesso em 12 jun. 2019.

SILVA, Ana Cristina Oliveira e. A biblioteca escolar e o acesso ao conhecimento: classificar e indexar. 2002. Disponível em: http://eprints.rclis.org/bitstream/10760/9106/1/A_Biblioteca_Escolar_e_o_acesso_ao_conhecimento. Acesso em: 20/11/2019.

SILVA, Maurício da. Repensando a leitura na escola: um outro mosaico. EDUFF, 2002.

VIANNA, Márcia Milton. A organização da coleção. In: CAMPELLO, Bernardete (Org). A biblioteca escolar: temas para uma prática pedagógica. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. p.43-46.

Publicado

2020-12-12

Cómo citar

Nóbrega Martins, R., & Oliveira, M. do C. L. (2020). Acesso à informação: Aspectos políticos e didáticos nas bibliotecas escolares públicas em Juazeiro do Norte no âmbito da Lei 12.527/2011. Revista De Estudos Pedagógicos Do Cariri, 1(02), 03–17. https://doi.org/10.5281/zenodo.10068108