Educação para desenvolvimento sustentável

Proposta para a EMEF Edvard Teixeira Férrer

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.12530897

Palavras-chave:

Educação, Escola, Educação ambiental

Resumo

É indiscutível o papel da educação formal na reeducação do indivíduo para os desafios da vida futura, no sentido de criar e aplicar meios sustentáveis de interação sociedade/natureza, bem como prover soluções para os problemas socioambientais da atualidade. É evidente a importância de educar as comunidades para que ajam de modo responsável, conservando o ambiente saudável no presente, para o futuro, modificando suas relações com o ambiente. Nesse sentido, a escola carrega relevante responsabilidade, principalmente porque tem a condição de trabalhar com as comunidades locais, valorizando o regional, lidando diariamente numa perspectiva que outros organismos não atuam. Contudo verifica-se que na escola pesquisada, nenhuma ação no sentido de se educar para a sustentabilidade foi tomada até o presente momento. Esta é uma situação de demasiado atraso em relação ao que os documentos oficiais já prescrevem desde muito tempo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRUNTLAND, G. H. Our common future. London: Oxfor University. Press, 1987.

BURSZTYN, M. Ciência, ética e sustentabilidade. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

CHACON, S. S. O sertanejo e o caminho das águas: políticas públicas, modernidade e sustentabilidade no semiárido. 1. ed. Fortaleza: Banco do Nordeste, p. 47, 2007.

CMMAD – Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento. Nosso futuro comum. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, p. 46, 1988.

GADOTTI, Moacir. Educar para a sustentabilidade: uma contribuição à década da educação para o desenvolvimento sustentável: São Paulo: Editora Instituto Paulo Freire, p. 34, 2008.

GUTIÉRREZ, Francisco & PRADO, Cruz. Ecopedagogia e cidadania planetária. São Paulo: Cortez, 1989.

LEICHT, Alexander. Learning Sustainability – the UN Decade of Education for Sustainable Development (2005-2014) in Germany: an International Education Initiative. UNESCO Today, Journal of the German Commission for UNESCO, Bonn, p. 27, 2005.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2017.

QEDU. EMEF dr. Edvard Teixeira Ferrer: dados do ideb 2021. Dados do Ideb 2021. 2021. Disponível em: https://qedu.org.br/escola/23190876-edvard-teixeira-ferrer-dr-eef. Acesso em: 25 ago. 2021.

UNESCO. Década das Nações Unidas da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (2005-2014). Brasília: Unesco, 2005.

Publicado

2021-09-12

Como Citar

Nóbrega Martins, R., & Martins, R. A. A. (2021). Educação para desenvolvimento sustentável: Proposta para a EMEF Edvard Teixeira Férrer. Revista De Estudos Pedagógicos Do Cariri, 1(03), 04–14. https://doi.org/10.5281/zenodo.12530897