Educação para desenvolvimento sustentável
Proposta para a EMEF Edvard Teixeira Férrer
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.12530897Parole chiave:
Educação, Escola, Educação ambientalAbstract
É indiscutível o papel da educação formal na reeducação do indivíduo para os desafios da vida futura, no sentido de criar e aplicar meios sustentáveis de interação sociedade/natureza, bem como prover soluções para os problemas socioambientais da atualidade. É evidente a importância de educar as comunidades para que ajam de modo responsável, conservando o ambiente saudável no presente, para o futuro, modificando suas relações com o ambiente. Nesse sentido, a escola carrega relevante responsabilidade, principalmente porque tem a condição de trabalhar com as comunidades locais, valorizando o regional, lidando diariamente numa perspectiva que outros organismos não atuam. Contudo verifica-se que na escola pesquisada, nenhuma ação no sentido de se educar para a sustentabilidade foi tomada até o presente momento. Esta é uma situação de demasiado atraso em relação ao que os documentos oficiais já prescrevem desde muito tempo.
Downloads
Riferimenti bibliografici
BRUNTLAND, G. H. Our common future. London: Oxfor University. Press, 1987.
BURSZTYN, M. Ciência, ética e sustentabilidade. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2001.
CHACON, S. S. O sertanejo e o caminho das águas: políticas públicas, modernidade e sustentabilidade no semiárido. 1. ed. Fortaleza: Banco do Nordeste, p. 47, 2007.
CMMAD – Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento. Nosso futuro comum. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, p. 46, 1988.
GADOTTI, Moacir. Educar para a sustentabilidade: uma contribuição à década da educação para o desenvolvimento sustentável: São Paulo: Editora Instituto Paulo Freire, p. 34, 2008.
GUTIÉRREZ, Francisco & PRADO, Cruz. Ecopedagogia e cidadania planetária. São Paulo: Cortez, 1989.
LEICHT, Alexander. Learning Sustainability – the UN Decade of Education for Sustainable Development (2005-2014) in Germany: an International Education Initiative. UNESCO Today, Journal of the German Commission for UNESCO, Bonn, p. 27, 2005.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2017.
QEDU. EMEF dr. Edvard Teixeira Ferrer: dados do ideb 2021. Dados do Ideb 2021. 2021. Disponível em: https://qedu.org.br/escola/23190876-edvard-teixeira-ferrer-dr-eef. Acesso em: 25 ago. 2021.
UNESCO. Década das Nações Unidas da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (2005-2014). Brasília: Unesco, 2005.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2021 2021
Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Non opere derivate 4.0 Internazionale.