Delineamento conceitual sobre competências da escola e da família na multiformação do indivíduo
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8387763Palavras-chave:
Educação, Aprendizagem, Escola, FamíliaResumo
O presente artigo discorrerá sobre a importância de se reconhecer claramente quais os papéis da família e escola na formação do indivíduo. Para tanto, lançou-se mão de um levantamento bibliográfico, realizado através de revisão de literatura, abordando-se oito autores, verificando-se que a família tem delegado à escola inúmeras incumbências, dentre as quais, o papel de providenciar a educação da criança. Na abordagem do tema recorreu-se à pesquisa bibliográfica obtendo-se embasamento teórico relacionado a alguns conceitos, como família, escola, aprendizagem e desenvolvimento humano.
Downloads
Referências
ARROYO, Miguel. O direito do trabalhador à educação. in: GOMES, Carlos Minayo [et al] Trabalho e conhecimento: dilemas na educação do trabalhador. 3 ed. São Paulo: Cortez, 1995.
CONTENTE, Raquel Seixas. Origem da palavra aprender. 2020. Disponível em: https://origemdapalavra.com.br/palavras/aprender/. Acesso em: 25 ago. 2021.
ENGELS, Friedrich. A origem da família, da propriedade privada e do estado. Trad. Leandro Konder. 9. ed. Rio de Janeiro: Civilização brasileira. (Coleção Perspectivas do homem, v. 99, série ciências sociais), 1984.
ESTEVES, Jose M. A terceira revolução educacional: a educação na sociedade do conhecimento. São Paulo: Moderna, 2004.
ESTRAVIZ, Dicionário. Exocêntrico. 2019. Disponível em: https://estraviz.org/exoc%C3%A9ntrico. Acesso em: 18 set. 2019.
FOUCAULT, M. (1999). Vigiar e punir: nascimento da prisão. 20a Edição. Petrópolis: Vozes.
FUJINO, Ilka Miranda. O que pensam as crianças sobre a escola? 2019. Disponível em: https://repositorio.uniceub.br/jspui/bitstream/prefix/12814/1/ O%20que%20pensam% 20as%20crian%C3%A7as%20sobre%20a%20escola.pdf.
Acesso em: 06 jun. 2019.
JUIF, P.; DOVERO, F. Guia do estudante de ciências pedagógicas. Lisboa: Editorial Estampa, 1972.
MALDONADO, Maria T. Comunicação entre pais e filhos: a linguagem do sentir. São Paulo: Saraiva 1997.
MARQUES, R. (2001). Professores, família e projeto educativo. Porto, PT: Asa Editores.
MARTINS, Lilian. Educação e escolarização: confusão entre conceitos atrapalha aprendizado. confusão entre conceitos atrapalha aprendizado. 2018. Disponível em: https://www.gazetadopovo.com.br/educacao/educacao-e-escolarizacao-confusao-entre-conceitos-atrapalha-aprendizado-70zrdbytg1wibx3vnzm378zen/. Acesso em: 18 maio 2019.
NETO, I. L. e SANTOS, H. B. (2017) Investigação das memórias escolares de estudantes universitários. Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, V.21, n.3, p. 561-571, set-dez.
PEREIRA, M. (2008). A relação entre pais e professores: uma construção de proximidade para uma escola de sucesso. Universidade de Málaga.
PORTUGUÊS, Dicionário Online de. Significado de Egocêntrico. 2019. Disponível em: https://www.dicio.com.br/egocentrico/. Acesso em: 11 jun. 2019.
RIOS, Dermival Ribeiro. Minidicionário Escolar da Língua Portuguesa. São Paulo: Dcl, 2009.
ROMANELLI, G. Autoridade e poder na família. IN: Carvalho, M. C.B.A. Família contemporânea em debate. São Paulo: EDUC/Cortez, 2005.
TARDIFF, Maurice. Saberes docentes – formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.
TEDESCO, J.C. O novo pacto educativo: educação, competitividade e cidadania na sociedade moderna. São Paulo: Ática, 2002.
TUNES, E. e PEDROZA, L. P. (2011) O silêncio ou a profanação do outro. In: Tunes, E. (Org.) Sem Escola, sem documento. Rio de Janeiro: E-Papers. p. 15-29.
Downloads
Publicado
Versões
- 2023-10-12 (2)
- 2019-09-12 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 2019
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.